quinta-feira, 16 de agosto de 2007

rollers VS skaters


Esta briga começou quando os patins em linha começaram a ser mais divulgadose a ter + fama em termos d revistas etc.e os skaters n gostaram.A moda dos patins em linha durou pouco e a febre já passou. Os chamados "rollers" escolheram um desporto sem personalidade nem atitude. Muitas coisas foram imitadas do skate. Até no modo de se vestirem !!!! Qualquer pessoa pode ser um Roller. Qualquer pessoa que goste de Dance,Rock, Pop, ou outro género de musica pode ser Roller, pois para andar de patins qualquer som dá. Já o Skater tem uma preferência musical mais fiel (Hip Hop/Hardcore/Punk Rock/Rap/Ska) pois são os géneros musicais que maior gozo dão ouvir quando se está a andar de skate .

Um Roller pode ter qualquer idade. Desde uma criancinha que pediu uns patins de presente até marmanjões que acham que ser Roller é cool. Já para ser Skater, não pode ser qualquer um. O skate ainda é muito discriminado, e muitas pessoas dizem que skate é uma coisa de crianças, o que não é verdade.

Andar de patins é fácil. Andar de skate é dificilimo. Os patins estão calçados nos pés e n saiem sem mais nem menos, mas o skate está solto. Pra saltar com os patins apenas se tem de pular. Pra saltar com o skate tem que se dar um ollie e pra se dar um ollie tem que se ter experiência. Quem faz um ollie é porque se esforçou e não está a andar de skate por que os outros andam.

Também é incrível como cada vez mais aparecem pelas ruas os pseudo-skaters, que tanto podem ser rollers como não. Esses pseudo-skaters, são aqueles que acham que é "style" andar vestido como os skaters. Andar vestido como um skater é aquilo que normalmente se designa por Streetwear, já que se fosse chamado de Skatewear, seria associado a uma coisa de vagabundos, marginais e de vândalos. O ridículo nisto tudo, é que estas pessoas são as mesmas que há algum tempo atrás se riam dos skaters. Pior que estes sujeitos, só mesmo aqueles que chegam a andar com uma prancha (sem rodas), "pró cenário", ou aqueles que compram um Skate apenas para poder andar o dia inteiro com ele debaixo do braço para lá e para cá, e estão sempre a falar de coisas ligadas ao Skate (parecem não saber que se tem é que detonar nas manobras), e quando resolvem fazer algo com o skate, estão sempre a atrapalhar alguém que está realmente a andar para se divertir. Estes sujeitos apesar de não andarem nada, são os primeiros a gozar com quem ainda está a aprender, mas que se empenha e tenta executar todas as manobras, mesmo que não as consiga executar muito bem. Se esses sujeitos querem ser Skaters, que sejam, mas preocupem-se em executar as manobras e divertir-se, e não ligar ao que os outros acham e deixam de achar deles.

2 comentários:

Oilusionista disse...

Eu amo debates, como esse. Achei que não iria mais ver a rivalidade nos dias de hoje, sei la, acho que o mundo hoje esta muito sem sal, sem pessoas que se apegam ao que gostam, e lutam com unhas e dentes :D. Embora se eu fosse aprender a andar de algo, seria de patins por ser mais fácil, e tb útil(nos mercados contratavam patinadores como ajudantes, tb acho que da pra ser garçon usando o patins como meio de locomoção). Queria saber se existe alguma profisão que utilize o skate como meio de transporte. Sei que o skate é mais versátil, por que vc pode sair dele e ir andando quando convier, coisa que não da pra fazer com o patins. Tb pode servir como arma de auto-defesa, ja com patins, creio que não haja como vc se defender(embora existam lutas dentro do hoquei, mas não consegui ver vantagem em usar socos sobre um patins...)

Andre Arêas disse...

Vim a este blog pensando que iria encontrar algo sério, mas o que eu vi foi uma matéria altamente tendenciosa, que mais parece coisa de gente empolgada... Parece que vc ta querendo dizer de todo o jeito que SKATEBOARD é melhor que patins... NÂO É e nem patins é melhor que SKATEBOARD. Cada um tem a sua particularidade e pronto, tem quem goste de patins e tem quem goste de SKATEBOARD e isso deve ser respeitado. Agora, pode dizer que os boarders ficaram com inveja mesmo, é muito nobre admitir as nuances de suas fraquezas. O skateboard não é dono de estilos musicais ou de modos de se vestir, simplesmente as pessoas vestem o que gostam e ouvem o que querem.
Se um roller pode ter qualquer idade, um skateboarder também. Tenho (bons) amigos Skateboarders que andam desde bem jovens, alguns até começaram crianças mesmo e basta pesquisar um pouco e estar sempre atualizado que qualquer um pode ver crianças de 10, 12 e até mais jovens mandando certas manobras que poem muito boarder no bolso... Pra ser tanto roller quanto skateboarder pode sim ser qualquer um, basta amar o esporte de todo o coração isso basta.
Como eu disse antes, patins e skateboard tem suas particularidades e cada um tem seu nivel de dificuldade... Quando se está começando a patinar a dificuldade é relativa pois depende muito da força de vontade, depois, dependendo da modalidade o bicho pega... Agora na modalidade AGGRESSIVE ou tambem chamada STREET, a dificuldade é enorme pois existem tantas manobras quanto ou até mais que o skateboard e meu amigo ou o Patinador acerta ou se lasca todo por que como você bem disse, nao tem como tirar os patins dos pés... ou seja ou o cara tem que sabr muito bem o que vai fazer e nao pode contar simplesmente com a sorte... Quem faz um alley oop makio, um backside savannah, um truespin backside backslide to gap, um backflip kindGrind ou um simples soul ou royal também se esforçou pra KCT pra acertar.
Enfim não é minha intenção aqui fazer intriga ou briguinha pq essas coisas são pra pessoas sem maturidade e sem personalidade quero apenas deixar registrado para qualquer pessoa que tenha chegado a esse blog sair dele com a mente mais aberta, mesmo que esse post tenha sido publicado em 2007